Dados do Trabalho
Título
SINDROME DE SCHWARTZ-MATSUO
Objetivo
Relatar caso raro de paciente com S. De Schwartz-Matsuo.
Relato do Caso
Paciente feminino, 43 anos, apresenta-se á urgência com queixa de baixa visual no olho esquerdo (OE) de início recente associado a dor ocular importante.
Ao exame foi observada melhor acuidade visual corrigida de 20/20 em olho direito (OD) e conta dedos a 40 cm no OE. Pressão ocular ás 14h de 12 mmHg no OD e 43mmHg no OE. Á biomicroscopia, OD sem alterações significativas e OE com reação de câmara anterior de 3+/4+ e vítreo anterior silencioso. Fundo de olho normal á direita e á esquerda, vítreo claro com descolamento de retina inferior e superior acometendo a mácula, associado a rotura superior. Fez-se diagnóstico de S de Schwartz-Matsuo, caracterizada pela tríade: células no aquoso, PIO elevada e descolamento de retina regmatogênico. Paciente teve sua pressão ocular controlada sendo, após, submetida a vitrectomia posterior via para plana com recuperação parcial da visão e controle da PIO.
Conclusão
A Síndrome de Schwartz tem como hipótese para explicar o descolamento de retina paradoxalmente hipertensivo, a migração de fotorreceptores da retina externa através da rotura retiniana até as vias de drenagem do aquoso, obstruindo esse fluxo, gerando aumento da PIO. Sendo assim, ocorre diminuição da PIO após cirurgia retiniana. Associada a traumas contusos e dermatite atópica, tem como diagnóstico diferencial a iridociclite, o glaucoma de ângulo aberto e a S. de Posner-Schlossman.
Área
Retina e Vítreo
Instituições
Ipsemg - Minas Gerais - Brasil
Autores
Gizeli Horta De Oliveira