Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO SINDROME DE VOGT-KOYANAGI-HARADA: DO DIAGNOSTICO PRECOCE AO DESFECHO POSITIVO

Objetivo

Relatar caso de Síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada (SVKH) e sua evolução, enfatizar suas características, destacando a importância do diagnóstico precoce, manejo adequado e seguimento oftalmológico.

Relato do Caso

Homem, 26 anos, queixa baixa acuidade visual, há 2 dias, miiodopsias em ambos os olhos (AO), acompanhado de febre, hiperemia ocular, dor periocular e cervicalgia. Ao exame, acuidade visual corrigida (AVCC) de 20/25-2 e 20/60, hiperemia conjuntival 2+/4+, RCA 1+ e PKs granulomatosos em AO. Fundoscopia, descolamento de retina seroso associado a pontos hipocrômicos próximos a fóvea em AO. Tomografía de coerência óptica evidenciou descolamento de retina seroso multifocal associado a paquicoróide AO. Angiofuoresceinografia demonstrou extravasamento peridiscal e áreas de hiperfluorescência progressiva por pooling com pinpoints. Exluiu-se etiologias infecciosas , realizando o diagnóstico de SVKH. Paciente foi internado iniciando pulsoterapia com metilprednisolona 1g/dia e prednisona 80mg/dia. Atualmente, paciente encontra-se em tratamento com Metrotexate 0,5ml/semana, com melhora dos sintomas visuais, AVCC 20/20 em AO sem queixas e ausência de alterações nos exames.

Conclusão

A SVKH é uma doença sistémica granulomatosa autoimune bilateral, tendo alvo os melanócitos, por ser rara, e ter intersseção clínica com outras doenças, é um diagnóstico desafiador. O prognóstico da doença é favorável, quando há diagnóstico, tratamento precoces e acompanhamento prolongado.

Área

Retina e Vítreo

Instituições

Centro Oftalmológico de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Matheus Borges Castro , Hélio De Andrade Pimentel Neto , Lívia Hastenreiter e Melo Batalha