Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA DE CELULAS SEBACEAS: UMA APRESENTAÇAO POUCO USUAL

Objetivo

Abordar um relato de caso de um paciente com diagnóstico histopatológico de carcinoma de células sebáceas, com apresentação nodular de grande volume em pálpebra superior esquerda.

Método

Exame clínico, revisão do prontuário do paciente e breve revisão da literatura sobre carcinoma de células sebáceas.

Resultados

O carcinoma sebáceo é um tumor palpebral raro, altamente maligno e potencialmente letal, que surge de glândulas sebáceas. Ocorre mais comumente na pálpebra superior, devido a maior presença de glândulas de Meibomius. O carcinoma sebáceo é possui vários diagnósticos diferencias e pode imitar outras lesões mais benignas. Pode mimetizar calázio, blefarite crônica, carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular, ceratoconjuntivite límbica superior, entre outros; portanto, seu diagnóstico clínico não é simples.
O paciente deste trabalho apresentou um crescimento abrupto da lesão em 2 semanas, cursando com grande lesão nodular em pálpebra superior esquerda, se apresentando como crescimento de uma grande massa ocular/ orbitária, de cerca de 5x5 centímetros, cobrindo todo o olho esquerdo. O tratamento realizado foi excisão completa da lesão e o paciente se encontra em acompanhamento.

Conclusões

O carcinoma de células sebáceas palpebral é um tumor de alta malignidade e de difícil diagnóstico clínico, devendo sempre estar entre os diagnósticos diferenciais de casos crônicos de blefarite unilateral, calázio e outros tumores palpebrais.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Autores

Arthur Gribel, Juliane Ricciardi, Daian Ceccon, Henrique Moreira, Mateus Erthal, Gustavo Fajardo