Dados do Trabalho


Título

TRAUMA E CORPO ESTRANHO ORBITARIO SECUNDARIO A PROJETIL DE BORRACHA COM RECUPERAÇAO DA FUNÇAO VISUAL

Objetivo

Descrever um caso de reconstrução de fratura orbitária causada por projétil de borracha.

Relato do Caso

Paciente masculino, 35 anos, encaminhado de outro serviço com relato de trauma perfurante em órbita esquerda com corpo estranho alojado em parede inferior da órbita. Nega histórico patológico prévio. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual corrigida de 20/20 em olho direito (OD) e 20/200 em olho esquerdo (OE), à biomicroscopia de OE, hemorragia subconjuntival difusa, reação de câmara anterior 2+/4, vasos episclerais e esclerais ingurgitados e, ao mapeamento de OE, bolsão inferior com hemorragias intrarretinianas - efeito de massa externa no globo ocular. Tomografia computadorizada de órbita a esquerda demonstrou corpo estranho hiperdenso de 2cm situado no assoalho da órbita, em contato com músculo reto inferior em sua inserção e com a parede inferior do globo ocular, e fratura do assoalho e da lâmina papirácea. Realizada exploração cirúrgica para retirada de corpo estranho e reconstrução de assoalho orbitário, com uso de placa e parafuso. Iniciado tratamento tópico de uveíte traumática com tropicamida e dexametasona 0.1%, após 15 dias, paciente apresentou em OE movimentação extrínseca ocular preservada e acuidade visual de 20/50.

Conclusão

A remoção do corpo estranho resultou em recuperação parcial da acuidade visual. No entanto, o acompanhamento é essencial para observar e tratar possíveis complicações, como uveíte traumática, infecções e descolamento de retina.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Autores

Samuel Henrique Barbosa Silva, Simone Soares da Silva, Raphael Coelho Santos, Lara Esteves Ferreira de Oliveira Almeida, Bárbara Salomão de Almeida Cunha