Dados do Trabalho
Título
COROIDOPATIA HIPERTENSIVA EM PACIENTE COM LES: RELATO DE CASO
Objetivo
Objetivo: Apresentar um caso de Coroidopatia Hipertensiva em paciente portadora de Lupus em atividade.
Relato do Caso
Relato do Caso: Paciente, D.G.B. de 34 anos, compareceu à urgência do HSG com relato de baixa acuidade visual bilateral há 3 dias. Negou doenças, cirurgias oftalmológicas prévias e uso de colírios. Diagnóstico de Lupus desde 2019, em uso de Retinol, Prednisona, Hidroxicloroquina e Metotrexate. Ao exame, apresentava acuidade visual de 20/80 e pressão intraocular de 13 mmHg em ambos os olhos, além de pupilas normorreativas. À fundoscopia, foram evidenciados meios transparentes, com edema de disco óptico e limites imprecisos, além de múltiplos focos de descolamento seroso. Realizados Tomografia de Coerência Óptica e Angiografia, condizentes com a hipótese principal. A paciente apresentou PA de 220x130 mmHg, sendo então transferida ao Pronto Socorro do Hospital das Clínicas, permanecendo internada devido a complicações de sua doença de base.
Conclusão
Conclusão: A Coroidopatia Hipertensiva decorre de episódios hipertensivos malignos, podendo se apresentar de diversas maneiras. Uma das apresentações típicas é o descolamento seroso, consequência de uma disfunção da barreira hematorretiniana devido ao processo isquêmico que permite o acúmulo de líquido subretiniano. Um adequado controle e tratamento de doenças de base, como o Lupus, busca evitar tais alterações, além de permitir diagnóstico e intervenções precoces, possibilitando desfecho oftalmológico favorável.
Área
Uveítes
Instituições
UFMG São Geraldo - Minas Gerais - Brasil
Autores
Arthur Bunte de Carvalho Magnani, Arthur Leitão Salles, Giovanni Alves Avelar, Luisa Reis Braga, Manuela Furtado Sacioto, Raul Vanzella de Lucena