Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM CIRURGICA ALTERNATIVA POR PLICATURA DO MUSCULO PARA CORREÇAO DE EXOTROPIA DE GRANDE ANGULO: UM RELATO DE CASO.

Objetivo

Relatar caso de paciente com exotropia de grande ângulo, submetida a correção cirúrgica com a técnica de plicatura muscular.

Relato do Caso

Paciente sexo feminino, 33 anos, com história prévia de toxoplasmose ocular e perda de visão em olho esquerdo (OE) e consequente exodesvio. Fotocoagulação prévia em OE. Nega outras comorbidades ou uso de colírios. Ao exame: Acuidade visual com correção: olho direito (OD) 20/20 e OE sem percepção de luz. Sem alterações à biomicroscopia. Fundoscopia: OD normal , OE: panfotocoagulação, lesão fibrosada em região macular. Krimsky com correção: XT 55 + HTD/E 6 e XT’ 60 + HTD/E 6. Optado pela intervenção cirúrgica com a seguinte técnica: Recuo do reto lateral esquerdo de 9 mm. Plicatura do reto medial esquerdo de 7 mm. Sutura de músculo e conjuntiva com fio vicryl 6.0. Pós-operatório imediato e após 14 dias: Ortoforia para longe e perto.

Conclusão

A ressecção muscular é uma técnica amplamente usada e consagrada para correção do estrabismo. A plicatura muscular é uma técnica alternativa que apresenta vantagens como: simplicidade da técnica, menor tempo de procedimento, menor trauma cirúrgico, sem corte de artérias ciliares, consequentemente menos sangramentos e menor chances de isquemia de segmento anterior dos olhos, além da possibilidade de reversão precoce. O presente caso exemplifica o resultado satisfatório da plicatura de músculo, demonstrando a importância de mais estudos comparativos entre as duas técnicas.

Área

Estrabismo

Instituições

CENTRO OFTALMOLÓGICO DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil, FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

Lucas Lopes Aguiar Gomes, Valentina Vallim Costa de Carvalho, Sandra Cristina Vallim Costa de Carvalho