Dados do Trabalho
Título
DESAFIO DIAGNOSTICO EM LESOES CONJUNTIVAIS: UM RELATO DE CASO DE TRACOMA
Objetivo
O objetivo deste trabalho é saber diagnosticar corretamente o Tracoma com base nos diagnósticos diferenciais das hiperemias oculares.
Relato do Caso
Mulher, 41 anos, comparece ao pronto atendimento oftalmológico queixando dor intensa em olho esquerdo (OE) há um dia associada a hiperemia, lacrimejamento, fotofobia e dor a palpação de pálpebra superior (PS). Ao exame oftalmológico: Acuidade visual com correção 20/25 em olho direito (OD) e 20/30 em OE. À biomicroscopia de OD: sem alterações e de OE: fotofobia intensa, PS edemaciada, hiperemia 1+/4, conjuntiva tarsal superior com fibrose medial associado a lesões ulceradas em região nasal e temporal, lesões elevadas em conjuntiva bulbar e córnea transparente com punctatas. A fundoscopia direta e o mapeamento de retina não mostraram alterações. Diante da visualização de lesões em diferentes estágios, aventaram a hipótese diagnóstica de Tracoma, solicitaram exames laboratoriais e o tratamento foi iniciado, com remissão completa dos sintomas.
Conclusão
O Tracoma, causado por Chlamydia trachomatis, é a principal causa infecciosa de cegueira no mundo, principalmente em regiões subdesenvolvidas, além de altamente contagiosa. O diagnóstico primário é clínico, pois os testes raramente estão disponíveis em áreas endêmicas. A doença ocorre em 5 estágios: folicular, intenso, cicatriz, triquíase e opacidade corneana; sendo esse último estágio o principal responsável por baixa acuidade visual. O tratamento em tempo hábil é crucial para o prognóstico do paciente.
Área
Córnea e Doenças Externas Oculares
Instituições
Faculdade de Medicina de Barbacena - Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada - Minas Gerais - Brasil, Santa Casa de Misericórida de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Autores
Gustavo Quintão Santana, Maria Júlia Andrade Rodrigues, Isadora Vieira Menicucci Ferri, Eduardo Quintão Santana, Bárbara Salomão Almeida Cunha