Dados do Trabalho


Título

ANOMALIA DE PETERS: ANALISE CLINICA E MORFOMETRICA DE UMA SERIE DE 44 PACIENTES

Objetivo

A anomalia de Peters (AP) é uma rara e dramática disgenesia congênita do segmento anterior relacionada à migração anormal das células da crista neural. O crescimento axial (CAx) de um olho normal é maior nos primeiros doze meses de vida.
Nas crianças com AP, observa-se que, a despeito da pressão intraocular, normal ou elevada, o CAx do olho pode ser diferente do que ocorre em olhos de crianças com glaucoma congênito primário.
Assim sendo, este trabalho tem o objetivo de analisar os achados biomicroscópicos e o CAx de uma série de 44 crianças com AP.

Método

Foram analisados prontuários de crianças com AP atendidas no Serviço de Glaucoma no período de 1968 a 2022. Critérios de inclusão: registro de achados biomicroscópicos e CAx medido com o ecobiômetro DGH. Avaliamos os dados demográficos, lateralidade, história familiar de glaucoma e CAx no primeiro exame. Na análise estatística, comparou-se o CAx de crianças examinadas pela primeira vez com idade<12 meses com as crianças com idade>12 meses. Os valores de CAx foram correlacionados e comparados com os de controles saudáveis de mesma idade.

Resultados

Incluídas 44 crianças, 67 olhos com AP, 27 (61,3%) do sexo masculino e 17 do feminino. Vinte e seis crianças com Peters I; 10, Peters II; 6, Peters III e 2 com Peters Plus. Encontramos AP bilateral em 31 (70,5%) crianças, opacidades corneanas centrais e discóides com ou sem úlcera corneana posterior; sinéquias anteriores anulares ou parciais; câmara anterior rasa; alterações da íris e opacidades do cristalino. No primeiro exame, encontramos Cax normal em 80% das crianças com idade<12 meses versus 46% com idade>12 meses. Cax anormal foi encontrado em 20% dos olhos de crianças com idade <12 meses e em 54% com idade >12 meses (Qui-quadrado=6,8251; p<0,05). Glaucoma foi diagnosticado em 11 (25%) crianças.

Conclusões

Esta série de AP é a maior relatada na literatura por um único Serviço de Glaucoma. Ambos os olhos e crianças do sexo masculino são predominantemente afetados. Glaucoma foi diagnosticado em 25%. Além da câmara anterior rasa e das alterações da íris e do cristalino, CAx normal ocorreu na grande maioria das crianças com idade <12 meses.

Palavras Chave

Anomalia de Peters; comprimento axial; glaucoma.

Área

Glaucoma

Instituições

UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Sebastião Cronemberger , Artur William Veloso, Felipe Leão de Lima, Alexandre Higino Gonçalves da Silva, Luciana de Figueiredo Barbosa, Márcio Placedino Martins