Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇAO DE CANTO PALPEBRAL EM AMBOS OS OLHOS POR SEQUELA DE PARALISIA FACIAL A DIREITA E USO DE TOXINA BOTULINICA DEVIDO AO HEMIESPASMO FACIAL ESQUERDO.

Objetivo

Relatar um caso de intervenções cirúrgicas para reconstrução de canto palpebral e aplicação de toxina botulínica (TB) seriada como opção terapêutica para paciente com resultado não satisfatório de correção de paralisia de hemiface direita e hemispasmo facial esquerdo.

Relato do Caso

Paciente T., C., K., R., 60 anos, sexo feminino, histórico de paralisia facial à direita com consequente queda da face ipsilateral e hemiespasmo facial à esquerda, comparece em consultório para avaliação. Passado de cirurgia de face e pálpebra com cirurgião plástico com resultados não satisfatórios: lagoftalmo em olho esquerdo (OE) após blefaroplastia superior para dermatocalase bilateral e fenda palpebral reduzida em olho direito (OD) após tarsorrafia. Ao avaliar o caso, optou-se por realizar reconstrução de canto palpebral em ambos os olhos, da seguinte forma: retalho V-Y, cantopexia e elevação do supercílio (com incisão mínima) em OD e tarsal strip em OE (com retalho de tenzel). Ainda se optou por aplicação de TB seriada a cada 5 meses para melhora da assimetria facial e reposicionamento das pálpebras inferiores devido ao espasmo hemifacial esquerdo.

Conclusão

A paralisia facial associada ao hemiespasmo facial contralateral é uma condição adquirida que requer tratamento individualizado por sua complexidade. A associação das intervenções cirúrgicas com a aplicação de TB mostrou-se a melhor opção nesse caso e a longitudinalidade do acompanhamento é essencial para um resultado satisfatório.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Autores

Luisa Pires Coscarelli, Arthur Amaral Nassaralla, Luiza Rocha Vilela