Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO: ANIRIDIA E CATARATA CONGENITA ASSOCIADAS COM GLAUCOMA SECUNDARIO
Objetivo
A aniridia é uma doença genética rara podendo ter apresentações fenotípicas oculares e sistêmicas variáveis. Apresentaremos um relato de caso que mostra a associação de aniridia com hipertensão ocular e glaucoma, sendo comum nesses casos.
Relato do Caso
Paciente do sexo feminino, 1 ano e 10 meses de idade e nascida a termo. Ao nascimento apresentou alteração no teste do reflexo vermelho, sendo diagnosticada com catarata congênita. Foi submetida a cirurgia de facoemulsificação + vitrectomia anterior sem implante de lente intraocular em ambos os olhos e no exame de controle pós operatório foi constatado aumento da pressão ocular, sendo diagnosticada com glaucoma secundário. Foi prescrito Timoptol XE uma gota pela manhã em ambos os olhos.
No último exame sob narcose, observou-se PIO de 12mmHg em OD e 7mmHg em OE com tonômetro de aplanação, com Tonopen a PIO foi de 40mmHg e 90% em OD e 18mmHg e 90% em OE. Diâmetro corneano de 10mm em ambos os olhos. Paquimetria com UBM de 873 em OD e 835 em OE. Comprimento axial de 20,62 mm em OD e 19,41mm em OE.
Ao restante do exame apresentava aniridia e afacia bilateral, relação escavação/disco óptico de 0,1 em ambos os olhos. Foi realizado o Teste de Teller com correção apresentando acuidade visual a 55cm de 20/380 em OD e 20/260 em OE.
Conclusão
Assim, pacientes com aniridia devem realizar exames frequentes de glaucoma ao longo da vida, mesmo que em geral o tratamento se mostre insuficiente, principalmente quando o glaucoma já é identificado na infância.
Área
Glaucoma
Instituições
Hospital São Geraldo - Minas Gerais - Brasil
Autores
Thiago Loredo e Silva, Luciana de Figueiredo Barbosa, Alexandre Higino Gonçalves da Silva, Sebastião Cronemberg Sobrinho, Marina Bernardes Leão, Henrique Moreira de Freitas