Dados do Trabalho
Título
LESAO MACULAR BILATERAL CAUSADA POR CANETA LASER POINTER
Objetivo
Relatar lesão macular bilateral causada por brincadeira com laser pointer
Relato do Caso
Paciente de 33 anos, marceneiro, atendido no serviço de urgência em oftalmologia do HSG relatando baixa de visão em AO há 2 anos, após brincadeira de apontar o laser pointer verde (1000mW) por, aproximadamente 10 segundos em cada olho, repetidas por 3 vezes. Durante o episódio referiu amaurose total, que evolui com melhora parcial da visão. Nos dias subsequentes referiu episódios de fotopsias, sem outras queixas. Após 2 meses procurou atendimento oftalmológico, sendo constatado lesão cicatrizada em região macular de AO. Refere que desde então não consegue mais dirigir, possui dificuldade visual para perto e longe que piora em ambientes de pouca luminosidade. Paciente foi atendido no setor de baixa visão, apresentando como objetivo principal dirigir e realizar atividades do trabalho, referiu perda de visão: súbita, estável, com perda de detalhes e percepção de escotoma central. AV OD igual a 20/100 e OE 20/160 para longe e 1,6M em AO para perto. Alcançou 0,8M e 20/32 com uso de lupa e telescópio, respectivamente. Biomicroscopia sem alterações e à fundoscopia observa-se lesão macular cicatrizada, de tamanho de 2-3 diâmetros de disco óptico com áreas periféricas à lesão principal com aspecto hiperpigmentado e regiões hipopigmentadas, sem outras alterações.
Conclusão
É necessária uma orientação adequada à população sobre o potencial risco de danos oculares irreversíveis causados pela ponteira a laser.
Área
Retina e Vítreo
Instituições
UFMG - Minas Gerais - Brasil
Autores
Werley Marquez Borges Junior, Arthur Costa Mota, Mariana Pereira Tsukuda, Caio Godinho Caldeira, Gustavo Fajardo Cury Fávero, João Victor Magalhães Scopel