Dados do Trabalho


Título

HEMANGIOMA DE COROIDE E O DESAFIO NO DIAGNOSTICO: RELATO DE CASO

Objetivo

O objetivo é relatar o caso de um paciente com hemangioma de coróide e descolamento seroso de retina associado.

Relato do Caso

D.O.T, 31 anos, masculino, encaminhado ao HC-UFTM devido perda progressiva de visão em olho esquerdo (OE) há 20 dias. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual sem correção de 20/20 em olho direito e conta dedos a 4 metros em OE. A biomicroscopia e a tonometria estavam normais em ambos os olhos. À fundoscopia, apresentava elevação submacular superior em OE. A tomografia de coerência óptica evidenciava descolamento de retina seroso e edema macular em OE. O ultrassom reafirmava as alterações acima. Diante disso, foram solicitados exames de imagem, laboratoriais e marcadores tumorais para possível tumor de sitio primário, porém os exames foram normais. Realizou-se PET-CT evidenciando linfonodos discretamente hipermetabólicos nas cadeias cervicais. Com a clínica e exames, o diagnóstico presumido foi hemangioma de coroide com linfonodos reacionais. Paciente em tratamento com anti-VEGF intraocular no HC-UFTM e em acompanhamento no Hospital de Câncer de Barretos.

Conclusão

O hemangioma da coróide é um tumor vascular benigno raro. Apresenta como diagnóstico diferencial lesões graves e potencialmente letais, como melanoma de coróide e doença metastática. Neste relato descrevemos o caso de um hemangioma intraocular associado a descolamento seroso da retina, evidenciando o desafio nos diagnósticos diferenciais devido às semelhanças clínicas compartilhadas pelos tumores.

Área

Retina e Vítreo

Autores

Aline Ramos da Silva, Gabriela Xavier Rezende, Mariane de Melo Silveira, Frederico da Silva Bitencourt, Fernanda Caroline Silva, Farley Filipe Rodrigues Aquino