Dados do Trabalho


Título

OFTALMOPLEGIA DOLOROSA NA URGENCIA: UM RELATO DE CASO DE SINDROME DE TOLOSA-HUNT

Objetivo

Este trabalho tem o objetivo de relatar um caso de Síndrome de Tolosa-Hunt (STH), em uma paciente que apresentou oftalmoplegia dolorosa e ptose palpebral no olho esquerdo (OE).

Relato do Caso

Paciente de 64 anos, feminino, portadora de diabetes insulinodependente, procurou o Serviço de Urgências do Hospital São Geraldo com queixa de dor ocular intensa, restrição de motricidade ocular e ptose palpebral no OE de início súbito. Ao exame, apresentava ptose total da pálpebra superior do OE, pupilas reagentes e movimentação ocular restrita no OE. A acuidade visual (AV) era de 20/20(PH) no OD e de 20/63 (PH) no OE. Os exames laboratoriais (exceto a Proteína C reativa de 36 mg/dL), de imagem (ressonância magnética de órbitas e angiotomografia de carótidas) e punção liquórica se revelaram sem anormalidades. Inicialmente foram aventadas hipóteses diagnósticas de isquemia de diabética ou paralisia de III nervo craniano à esquerda. A paciente foi encaminhada ao departamento de Neuro-oftalmologia e considerado o diagnóstico de STH, sendo iniciada corticoterapia via oral com prednisona 50 mg/dia. Houve melhora expressiva do quadro álgico nos primeiros dias e da AV, da motricidade e resolução gradual da ptose na quinzena seguinte.

Conclusão

Desse modo, STH é um quadro raro de oftalmoplegia dolorosa unilateral de início súbito causada por uma inflamação granulomatosa inespecífica no seio cavernoso ou fissura orbital superior. Considerado um diagnóstico de exclusão, mas que se deve estar atento na prática clínica.

Área

Neuro-oftalmologia

Autores

Maria Luisa de Oliveira Higino, Ana Cristina Cotta de Queiroz, Paulo Víctor Innocencio Póvoa de Castro, Guilherme Francisco Santos Valentim, Victor Oliveira Maciel Rosa, Juliane Coelho Ricciardi