Dados do Trabalho


Título

PATOLOGIAS OFTALMOLOGICAS INCIDENTES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INTERNADOS NOS HOSPITAIS DO TERRITORIO NACIONAL ENTRE 2018 E 2023

Objetivo

Verificar as patologias oftalmológicas que motivaram internações de pacientes da faixa etária entre 0 a 14 anos nas unidades hospitalares pelo Brasil.

Método

Este é um estudo transversal retrospectivo, com coleta de dados secundários, provenientes do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), compreendendo o período de maio de 2018 a abril de 2023 e contemplando pacientes na faixa etária de 0 a 14 anos, triados durante as internações para a categoria Doenças de Olhos e Anexos (H500-H59) da CID-10, nos diversos hospitais brasileiros.

Resultados

Durante o período de estudo foram internados 28.051 casos de doenças de olhos e anexos, compreendendo 8.145 casos de estrabismo, 2.315 casos de cataratas e transtornos do cristalino, 1.816 casos de descolamento e defeitos da retina, 1.776 casos de glaucoma, 1.547 casos de ceratite e outros transtornos escleróticos e de córnea, 971 casos de conjuntivite e outros transtornos da conjuntiva, 624 casos de inflamação da pálpebra, 42 casos de transtornos de refração e acomodação, 33 casos de cegueira e visão subnormal. Ademais, houveram 10.872 casos classificados como outras doenças do olho e anexos, porém não foram fornecidas mais informações sobre as patologias compreendidas nesta categoria. A faixa etária mais acometida por alguma das disfunções mencionadas fora dos 5 a 9 anos, sendo 9.180 pacientes, enquanto a menos acometida foi menor de 1 ano, com 4.205 pacientes. Ademais, 15.471 dos pacientes eram dos sexo masculino (55,1%), e o o estado com mais pacientes foi São Paulo, com 8.087, enquanto o estado com menos pacientes foi Amapá, com 48.

Conclusões

As três maiores patologias recepcionadas e passíveis de identificação em território nacional compreenderam estrabismo, catarata e transtornos do cristalino, e deslocamentos e defeitos da retina, respectivamente. A patologia com menos casos fora cegueira ou visão subnormal. O total de casos de doenças de olhos e anexos nos últimos 5 anos compreendeu 28.501, o que demonstra número não tão elevado quando comparado a outras patologias, principalmente porque esses distúrbios, na oftalmologia, atingem a população idosa com maior frequência. No entanto, os dados coletados, são importantes instrumentos para as autoridades, que podem identificar a maior necessidade dos pacientes e investir em infraestrutura para tratamento adequado das patologias supracitadas, satisfazendo as necessidades populacionais de forma mais efetiva.

Palavras Chave

Oftalmologia; Internações; Patologias Oftamológicas; SUS.

Área

Oftalmologia Geral

Instituições

Faculdade Ceres - São Paulo - Brasil, Universidade de Marília - São Paulo - Brasil

Autores

Henrique Tofoli Vieira Machado, Maria Júlia Doles Tofoli, Silvio De Melo Scandiuzzi, Kauana Aparecida Regiani, Giulia Aparecida Regiani, Gabriela Tofoli Vieira Machado